segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Edital de convocação de Eleição de Diretor

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO
Escola:   ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ÉRICO VERISSIMO 
Município: ESTÂNCIA VELHA - RS           
1.    A Comissão Eleitoral desta Escola, no uso de suas atribuições, previstas na Lei nº 10.576/95 atualizada até a Lei 14.754/15 e Portaria 256/15 convoca membros do Magistério e servidores (em exercício nesta escola), alunos (com mais de 12 anos), pais e/ou responsáveis por alunos deste estabelecimento de Ensino, a comparecem no próximo dia 15/12/2015, no horário das 8 horas ás 21 horas na sala de Informática, a fim de participarem da votação para eleição de Diretor da Escola.
2.    Na oportunidade, informamos que os interessados em se candidatar a Diretor deverão providenciar sua inscrição junto a Comissão Eleitoral de 11/11/2015 a 25/11/2015.
3.    Poderá inscrever-se para concorrer à função de Diretor (a),todo membro do magistério ou servidor de Escola que cumprir os requisitos contidos no Artigo 20 da Lei 10.576/95, atualizada pela Lei 14.754/15 em seus incisos e parágrafos.
I – comprovante de habilitação;
II – comprovante de ter, no mínimo, 3 (três) anos de efetivo exercício no magistério público e/ou serviço público estadual;
III – declaração escrita da concordância com sua candidatura e participação em cursos de qualificação, caso seja indicado e disponibilidade para cumprimento do regime de trabalho de 40 (quarenta) horas;
IV – Comprovante de regularidade eleitoral (Certidão de Quitação Eleitoral);
V – Declaração de que não sofre os efeitos de sanção penal condenatória nem de processo disciplinar administrativo em órgão da administração pública direta ou indireta nos últimos cinco anos;
VI - Alvará de folha corrida no âmbito estadual e federal (CERTIDÃO REGIONAL PARA FINS GERAIS: CIVIL E CRIMINAL).
VII – Declaração que não ocupa cargo eletivo regido pela Justiça Eleitoral, em qualquer nível.
      VIII – Apresentação de plano de ação para implementação na comunidade escolar abordando no mínimo, os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos da escola.
4. Nenhum candidato poderá concorrer, simultaneamente, em mais de 1 (um) estabelecimento de ensino.
5. O registro da(s) candidaturas(s) será publicado e divulgado no primeiro dia útil após o encerramento do prazo de inscrição.
6. Homologação das inscrições sem impugnação 28/11/2015.
7. Qualquer membro da comunidade escolar respectiva poderá, fundamentadamente, fazer a impugnação de candidato que não satisfaça os requisitos legais, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da publicação do registro.
8. No prazo de 72 (setenta e duas) horas a contar da impugnação, a Comissão Eleitoral manifestar-se-á quanto ás impugnações apresentadas.
9. Os pedidos de recursos, endereçados à Comissão Eleitoral regional, deverão ser formulados até 48 (quarenta e oito) horas da publicação da decisão da Comissão da Escola.
10. Poderão ser credenciados até 3 (três) fiscais, por candidato, para acompanhar o processo de votação, o escrutínio e a divulgação dos resultados até a data de:  13 /12/2015.
11. Poderá ser credenciado como fiscal todo membro da comunidade escolar apto a votar, nos termos do art. 21 da Lei nº 10.576/95, desde que não faça parte da Comissão Eleitoral.
12. Todo membro da comunidade escolar que faça parte de mais de um segmento deverá optar por um dos segmentos para exercer o direito de voto, entregando á Comissão Eleitoral da escola o termo de opção até 15 (quinze) dias antes da data marcada para a eleição.
13. Não será permitida a participação de elemento estranho á comunidade escolar no processo eleitoral, ressalvadas as hipóteses do art. 25 da Lei nº 10.57/95.

Estância Velha, 10 de outubro de  2015.



Presidente da Comissão Eleitoral

Barbara Spengler

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Autor na escola, com a escritora Deborah Luckmann

O cenário preparado esperando a chegada da autora. Ler instiga a imaginação e ter presente um autor instiga a leitura.






Este ano, o "projeto autor na escola",  permitiu aos alunos da Érico conhecerem a escritora Deborah Luckmann. Professora aposentada, ela esta vivendo sua primeira experiência como autora de livros infantis. Os dois primeiros títulos produzidos por ela, Paplito Menino-Transformer na Escola e Paplito Menino-Transformer em Casa, contam com ilustrações de Andressa Mueller.  
A escritora Deborah Luckmann em contato direto com os leitores.
Paplito Na Escola, apresenta as várias “transformações” do menino na descoberta sa escola como espaço de aprendizado, conhecimento e convivência alegre e inventiva com os colegas.   

Em Paplito Em Casa, a autora dá espaço a mente criativa do menino “transformando-se” nos espaços externos e internos do lugar onde mora.  Os textos curtos e, de certa forma, cadenciados instigam a leitura das crianças tanto as que estão em processo de alfabetizam como as que já detêm boas habilidades de leitura e escrita. 

Durante a atividade na autora se apresentou aos alunos nos dois turnos, manhã e tarde, conversando com eles e contando seu texto. A  interação autor-leitor, foi imediata, resultado da curiosidade dos alunos pela forma de como a escritora produziu seus textos.
 
No final da atividade autografando para os leitores

Deborah Luckmann, ficou impressionado com o resultado conseguido pelos professores a partir da leitura dos alunos dos dois livros.  Os trabalhos e os textos ficaram expostos permitindo que alunos de uma turma conhecessem o trabalho dos outros.  Cada professor trabalhou a leitura e releitura dos textos de Paplito, instigando também a imaginação e criatividade dos alunos.  Um excelente resultado.