Esta semana, depois de dois anos, finalmente, começamos a utilizar o laboratório de informática. Embora os computadores estivessem disponíveis desde 2012, a instalação da sala foi postergada devido transferência da Escola Dom Pedro I. Como todas as salas existentes na escola tinham que ficar disponíveis, em dois turnos, como salas de aula, a instalação foi sendo adiada. Este ano, com o espaço livre a direção correu atrás de recuperar o tempo. Como os computadores foram adquiridos a partir de um programa do governo federal, o ProInfo, só poderiam se abertos e instalados pelas empresas vencedoras das licitações. São, ao todo, 23 terminais, mais o do professor.
As primeiras turmas do Mais Educação, tiveram contato com as "máquinas". Preliminarmente foi um contato inicial. Os menores ainda tem que aprender a manusear o mouse (nem todos tem contato com computador em casa). Já, os maiores, com melhor habilidade, podem começar por outro caminho. Ainda, não estamos ligados a rede da web (internet). Este será um próximo passo, haja visto que para ter todos simultaneamente conectados precisa-se de outro acesso a internet do que o existente para atender a secretária da escola. O principal, no momento, é os alunos conhecerem o que é possivel usar, em termos de programas e jogos educativos e, outros programas, nas próprias máquinas. Como foram adquiridos pelo Ministério da Educação, há muita informação que pode ser aprendida no manuseio dos computadores sem que seja necessário o acesso a internet. Aliás, usar o computador no que ele oferece em si, será o primeiro aprendizado dos alunos.
Para mais adiante, há a ideia e o projeto através do qual a comunidade, pais, possam também, em horários e dias diferenciados, se apropriarem do conhecimento e manuseio de computadores. A sala ainda precisa de alguns ajustes (cortinas, pintura, quadro) que logo serão providenciados.