quinta-feira, 24 de abril de 2014

Laboratório de Informática

Esta semana, depois de dois anos, finalmente, começamos a utilizar o laboratório de informática. Embora os computadores estivessem disponíveis desde 2012, a instalação da sala foi postergada devido transferência da Escola Dom Pedro I.  Como todas as salas existentes na escola tinham que ficar disponíveis, em dois turnos, como salas de aula, a instalação foi sendo adiada. Este ano, com o espaço livre a direção correu atrás de recuperar o tempo. Como os computadores foram adquiridos a partir de um programa do governo federal, o ProInfo, só poderiam se abertos e instalados pelas empresas vencedoras das licitações.  São, ao todo, 23 terminais, mais o do professor. 

As primeiras turmas do Mais Educação, tiveram contato com as "máquinas".  Preliminarmente foi um contato inicial.  Os menores ainda tem que aprender a manusear o mouse (nem todos tem contato com computador em casa).  Já, os maiores, com melhor habilidade, podem começar por outro caminho.  Ainda, não estamos ligados a rede da web (internet).  Este será um próximo passo, haja visto que  para ter todos simultaneamente conectados precisa-se de outro acesso a internet do que o existente para atender a secretária da escola.  O principal, no momento, é os alunos conhecerem o que é possivel usar, em termos de programas e jogos educativos e, outros programas, nas próprias máquinas.  Como foram adquiridos pelo Ministério da Educação, há muita informação que pode ser aprendida no manuseio dos computadores sem que seja necessário o acesso a internet. Aliás, usar o computador no que ele oferece em si, será o primeiro aprendizado dos alunos.

Para mais adiante, há a ideia e o projeto através do qual a comunidade, pais, possam também, em horários e dias diferenciados, se apropriarem do conhecimento e manuseio de computadores.  A sala ainda precisa de alguns ajustes (cortinas, pintura, quadro) que logo serão providenciados.













quinta-feira, 17 de abril de 2014

O coelhinho na Érico

A quinta-feira foi de expectativa para os alunos da Érico, principalmente, os pequeninos.  Durante a semana trabalharam a confecção de ninhos, aprenderam sobre os valores da Páscoa, seus símbolos.  Hoje era o dia do "coelhinho".  A turminha do 1º ano da professora Vanuza Ferreira, chegava a estar vendo coisas.  Viu pegadas do coelhinho pelo pátio da escola, viram ele aparecendo pela janela. E, por fim, um coelhinho de verdade entrou na sala para uma visita.

Todos queriam tocar, acarinhar o peludinho visitante.   Depois que ele foi embora, sairam pelo pátio da escola a procurar os ninhos que ele teria deixado para cada um.   Alguns, depois perguntavam para o "dire" e a "profe", como o coelhinho fazia os ovos e doces.  A explicação era de que o coelhinho era apenas um ajudante, de "Outro" muito maior. Todos aceitavam a explicação sem querer saber muito quem era o "Outro".  Afinal, o importante era que o coelhinho entendia de chocolates e doces.













quarta-feira, 16 de abril de 2014

O "dire" também veste uniforme

O uniforme facilita aos pais na hora de vestir as crianças para a escola
Hoje os alunos da Érico ficaram surpresos ao chegar na escola e encontrar o "dire" vestindo o uniforme completo da escola. Alguns vieram perguntado: "Dire, em que turma tu vai estudar?"  Várias vezes, no dia, olhavam o "dire" e diziam que lhe caiu bem o uniforme. Perceberam que o uniforme era bonito. Foi uma experiência interessante. Bom ver os alunos admirando o uniforme da escola, num adulto.  

O custo de duas calças, três camisetas e ainda o casaco de abrigo, ficou na ordem de R$ 210,00, segundo informou o "dire". 

Conforme ficou esclarecido na reunião de pais, a partir de maio, todos os alunos deverão frequentar a escola uniformizados.  Até o momento, infelizmente, há ainda muitos cujos pais que ainda não providenciaram a encomenda da vestimenta.   A indicação da Confecções Gudrum para a realização dos uniformes, se deu na formalização de uma parceria. Conforme o número de uniformes ali encomendados se alcançaria também aos alunos de famílias mais carentes.  Desta forma, pelo número de uniformes já encomendados, pudemos, até agora, auxiliar a que seis alunos da escola fossem atendidos com uniformes. Eles também são Érico.
O "dire" uniformizado de Érico

Ainda, os alunos do 5º ano são os que estão mais atrasados na encomenda do uniforme.  Infelizmente, a ideia de que este é ultimo ano deles na escola tem levado alguns pais a postegarem a confecção dos uniformes.  A direção tem orientado e lembrado que os uniformes podem, no ano que vem, serem repassados ou revendidos aos alunos que continuarem na escola.  Inclusive, a escola através do CPM poderá adquiri-los dos alunos que estiverem se formando no 5ª ano para depois repassa-los para os alunos que continuarão na escola.  Estando os mesmos, é claro, em condições de uso. 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

A simbologia da Páscoa

No mural, confeccionado pela professora Vanuza Ferreira, toda a simbologia da Páscoa uma comemoração judaico/cristã
Estamos na semana de grande simbologia para judeus e cristãos.  Para os primeiros Páscoa é lembrança da passagem, da libertação do povo Judeu da escravidão a que teriam sido submetidos por séculos no Egito.  Já para os cristãos, a Páscoa ganha conotação de vida nova, de ressurreição de Jesus Nazareno, de um novo começo, de outro tempo. 

Na Érico, os  professores estão tratando deste tema  com os alunos, porém, não sem enfatizar também - difícil fugir disso  - o que a Páscoa tem de lúdico, de confraternização.  Nesse sentido, foi solicitado a todos os pais a participação com R$ 5,00 por aluno, para que eles próprios pudessem elaborar um "ninho" que será abastecido com alguns doces e chocolates, numa atividade que esta programada para a próxima quinta-feira. Quase todos os pais colaboraram, o restante o CPM complementará.

Juntos, vamos longe.




quarta-feira, 9 de abril de 2014

As oficinas de música e atletismo.

Na quarta-feira é dia de atividades relacionadas ao atletismo. A acadêmica de Educação Física e 'atleta da Feevale, Sandra Leohardt, trabalha como os pequenos alguns princípios básicos de práticas de atletismo e outros esportes. Hoje foi dia de experimentarem o arremesso de disco. No turno da tarde a oficina é realizada com alunos do 2º, 3º e 4º ano.  No turno da manhã, a oficinas de esportes é com os alunos do 5º e 1º anos.  As atividades são dentro das possibilidades da idade dos alunos. No final, acaba sendo também uma brincadeira.
Alunos, em fila, aguardado a oportunidade
Camila experimentando o arremesso de disco


Manusear equipamentos de atletismo é uma novidade para alunos



Sandra, orientando o aluno para o arremesso

Além, da oficina de Esporte/Atletismo, os alunos tem também, na quarta-feira, oficina de Informática (turno da manhã) e Musica (turno da tarde).  A oficina de Informática, ainda não esta acontecendo por que o laboratório não esta concluído na instalação de todos os computadores, então, o monitor Jefferson ocupa dos alunos com outras atividades..  Já a oficina de Música, na quarta-feira é atividade desenvolvida pelo monitor Wilson Domingues. Esta semana os alunos tiveram contato com a flauta doce foram estimulados a tentar as primeiras notas.

O monitor Wilson com os alunos no contato com notas musicais
Monitor orientando o posicionamento para a flauta doce

As primeiras tentativas de tirar "um som" da flauta

sábado, 5 de abril de 2014

Mutirão no sábado

Neste sábado, realizamos um mutirão na escola.  A ideia era fazer uma limpeza com o corte da grama do pátio interno e externo. Seis pessoas pais, parentes de alunos e o diretor da escola compareceram ou emprestaram máquinas para que o trabalho se realizasse.  

Sempre há coisa por fazer na escola ou no seu entorno.  Toda a ajuda e solidariedade é bem vinda. Infelizmente, a área externa da escola (o passeio da rua Presidente Lucena), embora seja de responsabilidade do Poder Público Municipal, esta muito mal cuidado e, será preciso mais uma ação somente neste local, inclusive, para remover o entulho resultado da limpeza e de outras ações da natureza que por ali se acumulam e dificultam o transito, sem contar que enfeiam a cidade, o bairro e o aspecto externo da escola. 

De qualquer forma valeu o empenho deste grupo amigos da escola, neste sábado.  Sabemos que outros pais também farão o mesmo em outras ações e oportunidades.  Alguns, aliás,  por consequencias de compromissos profissionais, avisaram que não poderiam participar neste sábado, mas que estão atentos e solidários com a escola dos seus filhos.  Muito bom isso.


Cortar as gramíneas do barranco externo é um exercício de muito esforço

Limpeza e manutenção da escola envolve o espaço interno e externo