terça-feira, 14 de abril de 2015

O computador como ferramenta de alfabetização

O primeiro ano do Ensino Fundamental é o ano onde a criança amplia seu processo de socialização, iniciado na educação infantil, e passa a se apropriar daquilo que até agora via, observava, mas não compreendia o significado, nem o uso: os signos do alfabeto. Conhecendo o alfabeto, aos poucos, vai também construindo as palavras.  É o som da fala se espalhando no papel.  Ao final do primeiro ano, o objetivo é que ela já tenha construido por si mesma, com o auxilio da professora, a capacidade de transcrever para o papel e também ler por inteiro, uma pequena frase.  É o primeiro passo da criança no domínio da escrita.  Uma trajetória que, ao final de nove anos do Ensino Fundamental, deverá já estar totalmente concluída.

A turma do primeiro ano da Érico Veríssimo, tem como regente a professora Josiane Schvembach.  Ela tem graduação do Magistério e bacharelado em Letras. Atualmente, são 14 alunos sob a sua regência.  Em dois meses de aulas se observa que as crianças, na sua maioria, já tem algum conhecimento do alfabeto.  Para estimular ainda mais este interesse e despertar a criança para as letras e as palavras, a professora esta também utilizando o laboratório de informática da escola, o computador como uma ferramenta a mais neste processo.  Através do programa de textos, as crianças são desafiadas a encontrarem as letras do alfabeto e, aos poucos,  a escreverem seus nomes, construindo, inicialmente, palavras simples.   Com isso aprendem também, lentamente, a manusear o teclado e o próprio computador. 










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário