terça-feira, 19 de maio de 2015

Alunos visitam a Biblioteca do Sesi

A diretora, Ângela Beatriz, acolheu e explicou aos alunos o funcionamento da Biblioteca do Sesi "Indústria do Saber".

A leitura é um bom hábito que se deve estimular desde cedo.  Ao descobrir o mundo das letras, das palavras, das primeiras frases que se lê e que se escreve, a criança deve ser estimulada tanto no ambiente escolar como familiar, para a leitura.  O grande escritor Monteiro Lobato afirmou certa vez: "Quem mal lê, mal fala, mal ouve, mal vê" e, pode-se acrescentar, sem erro: mal escreve. Não há escrita sem leitura. O ler instiga o cérebro num exercício de crescimento constante de criação, invenção e imaginação. 

Livros "diferentes" atrairam os alunos
Na Érico, todo o primeiro período de cada turno, sempre as terças-feiras, é dedicado a leitura em sala de aula.  É um trabalho vagaroso que exige persistência e o incentivo e acompanhamento do professor.  O objetivo é que o momento não seja aquele onde o aluno faz que lê ou fica vendo figurinhas ou folheando livros ou revistas de forma distraída. A "Terça de Leitura", deve buscar instigar nos alunos, mesmo aqueles com problemas de aprendizado, o encantamento das palavras através das histórias e informações, que elas oferecem através dos livros, da leitura.


O primeiro contato com a biblioteca foi de garimpagem
Por conta desta iniciativa de incentivo a leitura a turma do T15.4, do 4º ano, da professora Lourdes Malmann, foi na tarde de terça-feira, conhecer o ambiente da Biblioteca do Sesi "Indústria do Saber", que esta instalada em frente a Igreja Matriz Católica, no centro da cidade.   A turma foi acompanhada pelo diretor Daniel Ribeiro.  Lá foram recebidos pela diretora da biblioteca, Ângela Beatriz Pereira Raubach.  Ela apresentou o ambiente aos alunos e explicou o funcionamento a biblioteca, inclusive, convidando-os a se associarem e, com isso, poderem retirar livros para leitura em casa.  Num primeiro momento de contato com o ambiente, os alunos, movidos pela curiosidade, quiseram antes conhecerem os livros mais pelo manuseio que pela leitura.   De qualquer forma, foi um momento e iniciativa importante que poderá ter sequência, por oportuno, no desenvolvimento das "terças de leitura".




Nenhum comentário:

Postar um comentário