segunda-feira, 3 de março de 2014

A história da Érico

              A Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, surgiu oficialmente, em 12 de maio de 1960, sob a denominação de Escola Estadual Rural das Rosas (pela sua localização no que hoje é o Bairro das Rosas).  

             Em 04 de março de 1963, mudou-se para o local atual, fazendo parte de um grande esforço pela educação do então governador Leonel Brizola (1959-1963). A partir de um programa de governo denominado "Nenhuma Criança Sem Escola", Brizola construiu mais de mil escolas estado a fora. Dentre estas tantas surgiu a nossa escola.  A área onde esta localizada, uma elevação ao lado da Rua Presidente Lucena,    foi doada pelo senhor Walter Adão Schuck.  Nesta nova localização passou a denominar-se Grupo Escolar Bairro das Rosas.
"
Em 1975, a escola era denominada de Grupo Escolar Bairro das Rosas
A partir do dia de 04 de dezembro de 1979, passou a se chamar Escola Estadual Érico Veríssimo, atendendo aos alunos da 1ª a 4a série. No dia 02 de março de 2001, foi publicado no Diário Oficial o "Ato de Alteração" do nome para escola, quando ganhou a denominação atual: Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, atendendo a turmas de 1º ao 5º ano, em turmas unidocentes (com um professor).
De inicio, a Érico era constituída de uma construção em madeira machambrada (tábuas em horizontais sobrepostas) de cinco salas de aula e uma sala de secretaria.  Na década de 80, a escola foi ampliada com a construção de duas salas de alvenaria.  E em 2001, foram construídas mais quatro sala de alvenaria, enquanto duas salas em madeira, da antiga escola, eram removidas. 
Pátio interno da Érico, com as primeiras duas salas em alvenaria, em 1988.

A escola tem assegurada pela legislação vigente a sua liberdade de organização e autonomia pedagógica, administrativa e gestão financeira para estabelecer caminhos que possibilitam ações eficazes para o sucesso do aluno, respeito às diferenças individuais e a construção do conhecimento.    Ao longo dos anos a escola teve sua clientela de alunos reduzida.  Chegando em 2012 a funcionar com apenas 28 alunos. Uma realidade bem diferente de outros anos como na década de 90, quando a escola a funcionar com mais de 250 alunos.

Em 2012/2013, a escola recebeu os alunos da E.E.E.F. Dom Pedro I, do bairro Lira, que estava em processo de extinção. Neste mesmo ano iniciou a implantação do Programa Mais Educação, voltado para o atendimento dos alunos em tempo integral.  Em 2014, efetivou esta proposta funcionando e atendendo todos os alunos em tempo Integral, oferecendo em um turno as aulas curriculares e no contra-turno atividades pedagógicas com oficinas de leitura e produção de textos, letramento, matemática, dança, música, esportes. Para este projeto a escola iniciou o ano com 120 alunos matriculados.

O patrono da escola é o escritor gaúcho Érico Veríssimo.  Ele  nasceu em Cruz Alta, em 1905 e faleceu 1975.  Erico Veríssimo escreveu mais de trinta livros, traduzidos para diversas línguas, escreveu também diversas aventuras infantis.  Dentre os mais conhecidos estão: O Tempo e o Vento, Solo de Clarineta, Clarissa, Olhai os Lírios do Campo, Incidente em Antares.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, em registro feito em 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário