domingo, 30 de março de 2014

A hora do intervalo

 A proposta de uma escola que acolha os alunos em tempo integral, um local onde eles permaneçam o dia todo, exige ações, espaços e equipamentos que possam "ocupar" os alunos quando não em sala de aula ou em atividades de oficinas específicas.  Observamos que muitos dos alunos veem a escola como um espaço de lazer, congraçamento. Chegam, às vezes, cedo demais e procuram esticar ao máximo, no final da tarde, a permanência na escola. Para crianças o tempo inteiro a vida é brincadeira.  Disso, no ambiente escolar se tem que tirar proveito para que ela se encante mais, a cada dia com o conhecer, o aprender.

A  mesa de pebolim (fla-flu), alguns instrumentos de percussão, chamam a atenção dos alunos, tanto quanto a bola e um joguinho rápido na nossa precária quadra de areia.  Encantar as crianças pela escola é a forma de encanta-las também pelo aprender, pelo querer saber mais, pelo ir além de onde até mesmos seus pais conseguiram ir, na vida.   As séries iniciais devem ser a melhor fase das crianças na escola.  O tempo em que elas despertam de fato pelo amor ao conhecer, ao aprender.  Um lugar onde ao irem para casa descansar no final do dia, já estejam ansiando pelo retorno na manhã do dia seguinte, por sentir a escola como se fosse a sua casa ou, mesmo, a casa, a familia que gostariam de ter e, talvez, não tenham. É esta escola que estamos buscando na Érico: a escola casa, a escola família, a escolha que acolhe.

A disputa pela mesa de pebolim é sempre acirrada
Não há o que substitua o gosto das criança por uma bola

No intervalo do almoço, batucadinha de mesa, com o diretor
Brincar na areia, no recreio, exercitando planos de engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário