segunda-feira, 16 de junho de 2014

Feriado Municipal de Corpus Christi

Na próxima quinta-feira, dia 19, em Estância Velha, é feriado municipal em decorrência da data religiosa católica, denominada Corpus Christi. Por esta razão, atendendo ao preceito legal municipal, não haverão aulas na Érico, neste dia.  Já em vista desse feriado ocorrer numa quinta-feira, o calendário letivo da escola, previu também a não realização de aulas no dia subsequente, sexta-feira (20), no que se denomina "ponte".  

O Calendário Escolar atende a norma de 200 dias letivos e, em vista de feriados ou "pontes", os dias não realizados que faltarem na programação letiva anual, serão recuperados em sábados de atividades letivas ou especiais, conforme, pode ser observado na tabela.

Em Estância Velha há dois feriados religiosos municipais, das denominadas datas móveis.  O primeiro é o da "Ascensão do Senhor" que este ano ocorreu no dia 29 de maio.  O segundo é o de "Corpus Christi" que acontece na data já referida.

O que é o Corpus Christi?

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo ) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristica, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

 A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Na comemoração Corpus Christi, em muitas cidades,  são realizados procissões por ruas ornamentadas por fiéis

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário