terça-feira, 17 de junho de 2014

Prestando contas sobre a alimentação na Érico

Sempre com o intuito de tornar a gestão da escola o mais transparente possível, a fim de que pais e alunos tenham conhecimento do que se constituem as receitas e as despesas da escola, a direção da Érico, decidiu também disponibilizar informações sobre os gastos semanais com o fornecimento de merenda e almoço ao alunos. Nesta direção, vamos divulgar através deste blog,  informações, como por exemplo, a lista do "rancho" da escola para esta semana (vide tabela).  Em média, por dia, dos 120 alunos atualmente matriculados na escola, 100, lancham e almoçam na escola.

Para prover a alimentação dos alunos, a escola conta com recursos transferidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento  Escolar (FNDE) através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A transferência desses recursos é feita tendo por base o Censo Escolar (número de matriculas) da escola do ano anterior.  Neste caminho, até maio, foram transferidos para a conta da merenda escolar da Érico, R$ 8.016,00. Considerando os três meses já transcorridos do ano letivo (março, abril e maio), representa um valor mensal de R$ 2.612,00. Ou seja, R$ 668,00 por semana letiva.  É claro que este valor não é suficiente para prover a demanda a uma alimentação necessária, por isso, vez ou outra o Circulo de Pais e Mestres (CPM), auxilia na complementação das despesas semanais da escola, inclusive, com alimentação.

Embora, ainda tenhamos dificuldade para uma observação minuciosa das quantidades do consumo de alimentos e da despesa na sua aquisição, por semana, o cardápio que a escola procura disponibilizar aos alunos, visa sempre a atender aos critérios de uma alimentação escolar nutritiva.  A orientação é que esta alimentação contenha sempre três tipos de alimentos, a saber: arroz, feijão, macarrão, algum tipo de carne ou ovo, legumes, verduras e frutas.  Com isso se procura garantir, no mínimo, 70% das necessidades nutricionais diárias dos alunos que estejam na escola em tempo integral, conforme orientação do PNAE.  As dificuldades estruturais da escola e, ainda, as "manhas" e gostos particulares dos alunos, nem sempre vão nesse sentido do ideal, quanto a alimentação que se oferece aos alunos,  reconhece a direção.

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