Uma das atividades de aula que mais chamaram a atenção dos alunos do 4º ano e o 5º ano, da professora Mara, nesses dias, foi conhecer o que é o Sistema Solar. Os alunos ficaram sabendo dos nove planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) que compõe o nosso Sistema Solar. Puderam entender um pouco de como acontece o que chamamos de translação (denominação dada a "volta" da Terra, e dos planetas, ao redor do Sol no período de um ano). No caso da Terra, ficaram sabendo que é durante este movimento é que ocorrem as quatro estações do ano (verão, outono, inverno, primavera), de acordo com a maior proximidade ou distância da Terra em relação ao Sol.
Aprenderam um pouco também do é rotação (o giro da Terra sobre si mesma) que define o dia e a noite, conforme a parte da Terra que esteja sob a incidência da lua do Sol.
A turma ficou sabendo ainda que, assim como a Terra, a Lua (satélite da Terra), não esta parada no céu. Além do movimento de translação (como a Terra, a Lua gira ao redor do Sol, também) e de rotação (a Lua gira também sobre si mesma), a Lua realiza o movimento denominado revolução que é o movimento que ela faz ao redor da Terra, no que notamos as suas fases (cheia, minguante, nova e crescente).
Como parte das atividades das aulas sobre o Sistema Solar, o alunos viram também um documentário científico sobre a Lua. Com essas informações, a professora Mara, instigou os alunos a construir, a partir de cartolinas, isopor, palitos, maquetes que representassem o Sistema Solar.
Aprenderam um pouco também do é rotação (o giro da Terra sobre si mesma) que define o dia e a noite, conforme a parte da Terra que esteja sob a incidência da lua do Sol.
A turma ficou sabendo ainda que, assim como a Terra, a Lua (satélite da Terra), não esta parada no céu. Além do movimento de translação (como a Terra, a Lua gira ao redor do Sol, também) e de rotação (a Lua gira também sobre si mesma), a Lua realiza o movimento denominado revolução que é o movimento que ela faz ao redor da Terra, no que notamos as suas fases (cheia, minguante, nova e crescente).
Como parte das atividades das aulas sobre o Sistema Solar, o alunos viram também um documentário científico sobre a Lua. Com essas informações, a professora Mara, instigou os alunos a construir, a partir de cartolinas, isopor, palitos, maquetes que representassem o Sistema Solar.
Maquetes do Sistema Solar exigiram atenção dos alunos |
Cada grupo de alunos desenvolveu seu próprio projeto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário