O intervalo entre o término do turno da manhã - 11:30h - e o inicio do turno da tarde - 13:00h - restam aos nossos alunos cerca de 90 minutos, entre o almoço - que comem rapidamente - e a expectativa desse tempo livre para brincar. Impossível, mantê-los estáticos. Uns poucos deixam-se levar pela "preguicinha" depois do almoço. A maioria, corre, brinca, se atiça pelo pátio da escola. Alimentados, a energia não tem como ser refreada. Resta ao diretor, a secretária Rose, a profe Vanuza, que permanecem na escola e almoçam com os alunos, circular de olhos bem abertos e atentos a todos os movimentos. São, em tudo, nossos alunos crianças que vêem na escola o espaço livre para usarem sua energia, coisa que, infelizmente, não existe, com a mesma segurança e outros lugares da cidade ou mesmo nos bairros onde moram.
Pais já comentaram que os seus filhos, chegam em casa, totalmente cansados. Dormem mais cedo. De alguma forma isso é também alentador. Na verdade, considerando o turno das 7:30h às 17:00h (e há crianças que chegam na escola às 7:00h e saem somente as 17:30h), deve-se dizer que durante os cinco dias da semana, elas passam mais tempo na escola do que na companhia dos pais, enquanto estão acordados. Esta situação traz à escola, à direção e aos professores, uma preocupação em, cada vez mais, tornar o ambiente escolar (em que pese nossas estruturas precárias) um lugar onde as crianças queiram realmente estar e se sintam bem neles, tanto quanto se sintam bem em seus lares e no convívio com seus pais.
Estamos, nesta estrutura de funcionamento da escola em tempo integral, há pouco mais de dois meses. É uma experiência inovadora. É, ainda, um processo de construção desta proposta. Esperamos que não só pedagogicamente, com resultados promissores no aprendizado das crianças, avancemos, mas também, na melhoria da estrutura interna da escola, consigamos, aos poucos, com a participação coletiva dos pais, tornar a Érico Veríssimo, uma escola sempre mais acolhedora para todos.
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O jogo de taco é de menor correria, mas exige atenção. |
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Há quem apenas observe os outros brincando |
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Um grupinho assim de alunos do 2º ano, o que inventar de brincadeira? |
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Os gomos de couros da bola velha viraram bumerange |
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Dois tacos e as crianças reaprendem uma brincadeira da infância dos pais. |
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Quando estão pelo pátio, no intervalo entre turnos, não há criança parada. |
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