2º ano apresentando suas regras de sala |
O 3º ano também tem as suas normas |
Na segunda-feira, dentro da proposta de conversar/debater com os alunos sobre questões relacionadas a definição de normas/regras para as salas de aula e ambiente escolar, ocorreu a "assembléia" com as turmas do 2º, 3º e 5º ano do turno da tarde. Cada turma apresentou o que havia combinado, acordado como regras de conduta no ambiente da sala de aula. Todos aprovaram o que cada turma apresentou. Depois o diretor da escola expôs a proposta de um regulamento para a escola, considerando também o que os próprios alunos havia aprovado para as suas respectivas turmas.
A turma do 5º ano também apresentou a sua lista de normas |
O diretor da escola, ressaltou novamente que ao aprovarem as regras de convivência no ambiente da sala de aula e da escola, todos estava se tornando responsáveis para que as mesmas fossem obedecidas. Se fizemos um acordo, se todos concordaram com as regras, quem não cumprir estará quebrando um compromisso, não estará respeitando. Foi proposto que os alunos debatam em sala de aula se o não cumprimento de uma regra deve corresponder também uma punição ao infrator.
Com esta iniciativa a direção quer trabalhar com os alunos um comprometimento maior com aquilo que eles mesmos acertam. Ao concordar com uma determinada norma cada um tem o dever de cumpri-la e arcar com as consequências se são se esforçar para isso ou se violar a regra. É na escola que a criança precisa ir se apropriando desses conceitos para que aceite e ajude a melhorar o ambiente de convivência dentro do espaço escolar, dentro da própria sociedade.
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