Há muitas formas de se aprender. Quando chegamos na escola e se inicia o processo de aprendizagem e de socialização, de convivência com outros que não nossos pais ou familiares, entramos em contato com realidades que antes não conheciamos. Somos instigados de forma metódica e contínua ao exercício de descoberta das nossas possibilidades e potencialidades. Na infância as descobertas de habilidades ajudam no aprendizado da criança, na apropriação de conhecimentos. Constituem-se numa espécie de exercício de estimulação física do desenvolvimento cerebral da criança. Afinal, nada se desenvolve senão por um estímulo.
O desenho, a pintura é uma das atividades que mais as crianças gostam quando estão na escola. Não é arte, ainda, mas é uma forma de expressão, de conhecer limites, de contato com formas que, sem perceber, extraímos da nossa mente e passamos, em rabiscos, cores e tintas, para um papel, uma parede, uma tábua. A criança passa a observar e começa a entender a diversidade das cores, das formas.
Por meio do desenho, da pintura, a criança cria e recria
individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação,
reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras
simbólicas de outras crianças e adultos.
A maneira como os alunos do 1º ano, da professora Josiane, se dedicaram a "pintar" um mural em cima de uma faixa de papel pardo, demonstra como esta forma lúdica de apropriação de conhecimento é estimulante para as crianças. Aqui o registro da "arte" que cometeram na tarde de quarta-feira.
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