quarta-feira, 25 de março de 2015

A "arte" do 1º ano

Há muitas formas de se aprender.  Quando chegamos na escola e se inicia o processo de aprendizagem e de socialização, de convivência com outros que não nossos pais ou familiares, entramos em contato com realidades que antes não conheciamos. Somos instigados de forma metódica e contínua ao exercício de descoberta das nossas possibilidades e potencialidades.  Na infância as descobertas de habilidades ajudam no aprendizado da criança, na apropriação de conhecimentos. Constituem-se numa espécie de exercício de estimulação física do desenvolvimento cerebral da criança.  Afinal, nada se desenvolve senão por um estímulo.

O desenho, a pintura é uma das atividades que mais as crianças gostam quando estão na escola.  Não é arte, ainda,  mas é uma forma de expressão, de conhecer limites, de contato com formas que, sem perceber, extraímos da nossa mente e passamos, em rabiscos, cores e tintas, para um papel, uma parede, uma tábua. A criança passa a observar e começa a entender a diversidade das cores, das formas.

Por meio do desenho, da pintura, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos.

A maneira como os alunos do 1º ano, da professora Josiane, se dedicaram a "pintar" um mural em cima de uma faixa de papel pardo, demonstra como esta forma lúdica de apropriação de conhecimento é estimulante para as crianças.  Aqui o registro da "arte" que cometeram na tarde de quarta-feira.

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