sexta-feira, 20 de março de 2015

Alunos apresentam e debatem normas de conduta na escola





Boas práticas de convivência no ambiente de sala de aula e da escola, refletem também em melhor resultado no aprendizado dos alunos e num exercicio de aperfeiçoamento do caráter cuja formação, na criança, sempre começa na familia.  Não é uma tarefa fácil, mas é necessária ao que se propõe a escola, principalmente, a filosofia que queremos que oriente a conduta da Érico no processo ensino-aprendizagem. Neste caminho, iniciamos esta semana um debate sobre as normas, as regras, da sala de aula e da escola, primeiramente, com os alunos. 

Buscando estabelecer um entendimento de boas práticas de convivência e harmonia no ambiente escolar, a direção quer que os alunos participem, compreendam e se apropriem do conhecimento do que são regras e normas e a sua importância dentro do ambiente escolar uma vez que as condutas que desenvolver, também a partir do ambiente escolar, acabaram por se refletir no ambiente social.     

A escola é o primeiro espaço de socialização onde as crianças ficam longe dos olhos e supervisão direta dos pais.  É o espaço também onde eles colocam em prática, aperfeiçoam ou, mesmo, podem rever e revelar aquilo que no lar observaram do exemplo ou do que ouviram das palavras e orientações dos pais e outros familiares. O papel da escola é estar atenta buscando conhecer o ambiente de onde a criança vem e, ao mesmo tempo, orientar, no que for necessário, principalmente, nesta fase inicial da caminhada de aprendizagem e conhecimento, das nossas crianças.  Por conta desta proposta, na tarde desta sexta-feira,20, a direção propôs aos alunos das turmas de 4º ano a realização de uma "assembléia", com a participação das professoras Lourdes Mallmann e Islaine Bartz, regentes das duas turmas.

De inicio, a conversa se deu a partir das normas estabelecidas em sala de aula pelas próprias turmas.  Com isso os alunos observaram que haviam normas que eram comuns as duas turmas e outras que eram diferentes refletindo o ambiente e a estrutura fisica de cada sala.  Ao final as proposições foram aprovadas por ambas as turmas.

O diretor, Daniel Ribeiro, que coordenou a assembléia, disse que as normas de cada turma ajudaram a compor o que a escola definir como "normas gerais da escola" que serão consolidadas a partir do debate com as outras turmas e da assembléia que deve ocorrer com os pais.

Ao debaterem, proporem, concordarem ou discordarem das normas apresentadas, mas, ao final, as mesmas serem aprovadas pela maioria, todos passam a ter a responsabilidade e o dever de respeitar e obedecer ao que foi acertado de comum acordo entre todos, alunos, professores, direção e pais

Se participei e concordei com o que foi acertado, tenho de respeitar.  Se não respeitar poderei sofrer as punições que também a turma vier a acertar como necessárias para quem não cumprir com o seu dever. Cumprir com os nossos deveres, principalmente, aqueles que nós mesmos concordamos como necessários a nossa convivência, ao bem da nossa turma, da nossa escola é que garantem os nossos direitos.  O direito de qualquer aluno começa quando ele cumpre com o seu dever em relação as normas propostas e, também, em relação a dedicação aos seus estudos seja no ambiente escola ou mesmo após sair da escola.

Na próxima semana, a "assembléia" será com os alunos do 2º, 3º e 5º anos.  Depois, serão apresentadas aos pais, em assembleia, normas e condutas gerais especificas em relação ao andamento  das atividades escolares do ano.  Finalizada esta etapa, a escola firmará suas próprias regras de condutas, praticas e organização que deverão nortear o desenvolvimento das atividades escolares, através do seu Regimento Escolar.

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